Inicio seta Biografias seta Bartolomeu Dias

Bartolomeu Dias

Avaliação: 3.9 / 5 (10 votos)
Navegador português (1450-29/5/1500). Pouco se sabe sobre seus primeiros anos de vida. Na década de 1480, o rei João II nomeia-o comandante de expedições pelo litoral da África. Em 1486 é encarregado de encontrar o limite sul do continente e parte com uma frota de três naus, de acordo com a maioria dos historiadores.

Nessa expedição, Dias ultrapassa os padrões de Diogo Cão, atingindo novos portos. Em janeiro de 1488, violentas tormentas o obrigam a navegar para o sul durante dias, sem achar sinal de terra. Quando tenta aportar, não encontra a costa e segue para o norte até 3 de fevereiro. Só então percebe que, sem se dar conta, contornara o extremo sul da África.

Bartolomeu Dias Funda entrepostos portugueses no litoral oeste africano e descobre o rio do Infante - atual rio Groot-Vis, na África do Sul. Certo de poder chegar às Índias por meio da nova rota, decide voltar a Portugal. Contorna novamente o extremo do continente em maio de 1488, batizando o promontório ali localizado de cabo das Tormentas (nome depois alterado para cabo da Boa Esperança por João II).

 Em 1497 integra a tripulação de Vasco da Gama. Três anos mais tarde está entre os oficiais de Pedro Álvares Cabral que participam do descobrimento do Brasil. Após tomar posse da nova terra, a frota de Cabral parte para as Índias. Ao passar pelo cabo da Boa Esperança, várias naus naufragam por causa das tempestades, entre elas a de Bartolomeu Dias, que morre no acidente.


 

Simulados

Simulado com resolução/questões comentadas Com questões comentadas.
Existe conteúdo no site relacionado a este simulado. Com conteúdo relacionado no site. Simulados gratuitos para Vestibular, Enem e Concurso. Para manter um histórico de seus simulados, identifique-se antes.

Publique seu Artigo

Gostaria de ter alguns dos seus artigos publicados aqui no Algo Sobre?

Envie agora


MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.