Bartolomeu Dias

Navegador português (1450-29/5/1500). Pouco se sabe sobre seus primeiros anos de vida. Na década de 1480, o rei João II nomeia-o comandante de expedições pelo litoral da África. Em 1486 é encarregado de encontrar o limite sul do continente e parte com uma frota de três naus, de acordo com a maioria dos historiadores.

Nessa expedição, Dias ultrapassa os padrões de Diogo Cão, atingindo novos portos. Em janeiro de 1488, violentas tormentas o obrigam a navegar para o sul durante dias, sem achar sinal de terra. Quando tenta aportar, não encontra a costa e segue para o norte até 3 de fevereiro. Só então percebe que, sem se dar conta, contornara o extremo sul da África.

Bartolomeu Dias Funda entrepostos portugueses no litoral oeste africano e descobre o rio do Infante - atual rio Groot-Vis, na África do Sul. Certo de poder chegar às Índias por meio da nova rota, decide voltar a Portugal. Contorna novamente o extremo do continente em maio de 1488, batizando o promontório ali localizado de cabo das Tormentas (nome depois alterado para cabo da Boa Esperança por João II).

 Em 1497 integra a tripulação de Vasco da Gama. Três anos mais tarde está entre os oficiais de Pedro Álvares Cabral que participam do descobrimento do Brasil. Após tomar posse da nova terra, a frota de Cabral parte para as Índias. Ao passar pelo cabo da Boa Esperança, várias naus naufragam por causa das tempestades, entre elas a de Bartolomeu Dias, que morre no acidente.


Últimas Notícias

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »
UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

Quinta, 14/08/14
Os candidatos que desejarem realizar sua inscrição devem procurar a secretaria d... mais »
Ministério do Planejamento autoriza concurso com mais de 100 vagas para o INPI

Ministério do Planejamento autoriza concurso com mais de 100 vagas para o INPI

Quinta, 14/08/14
As 140 vagas à serem preenchidas são para os cargos de Pesquisador em Propriedad... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora