Rei da Inglaterra (8/9/1157-6/4/1199). Nasce em Oxford, filho de Henrique II e de Eleanor de Aquitaine, ex-mulher de Luís VII, da França... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Ricardo Coração de Leão

97

por:

Rei da Inglaterra (8/9/1157-6/4/1199). Nasce em Oxford, filho de Henrique II e de Eleanor de Aquitaine, ex-mulher de Luís VII, da França. Recebe o ducado de Aquitaine como herança da mãe em 1172, aos 15 anos, tornando-se então duque de Poitiers.

Desde pequeno vive às turras com os irmãos - Henrique, mais velho, e João, mais jovem - por causa da divisão das terras da família. Quando Henrique morre e Ricardo passa a ser o herdeiro do trono, Henrique II lhe pede para deixar Aquitaine para o irmão João. Sem aceitar a proposta, Ricardo assume o trono inglês em 1189. Dos dez anos de seu reinado, fica apenas seis meses na Inglaterra.

Ricardo Coração de LeãoVende parte do tesouro real para comprar armas, deixa no governo um conselho e parte com o rei da França, Felipe Augusto, filho de Luís VII, para libertar Jerusalém do domínio dos infiéis, dando início à 3ª Cruzada. Em 1191 casa-se com Berengária, de Navarra, com quem não tem filhos. Derrotado na Cruzada, é feito prisioneiro pelo duque Leopoldo da Áustria, que pede uma soma colossal como resgate, já que a Inglaterra é a maior potência econômica da época.

Parte do valor é pago e Ricardo é solto em 1194. Em sua ausência, o irmão João, que reina mais tarde como João Sem Terra, manobra com Felipe Augusto para usurpar o trono. O golpe é sufocado, e Ricardo se faz coroar pela segunda vez. Reconcilia-se depois com o irmão e o reconhece como herdeiro do trono. Morre em batalha na região de Châlus, na França.