Empresário gaúcho (28/12/1813-21/10/1889). Irineu Evangelista de Souza é considerado o primeiro empreendedor do Brasil. Nasce em ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Visconde de Mauá

97

por:

Empresário gaúcho (28/12/1813-21/10/1889). Irineu Evangelista de Souza é considerado o primeiro empreendedor do Brasil. Nasce em Arroio Grande. Órfão de pai, muda-se para o Rio de Janeiro em 1822. Trabalha num armarinho até 1830, quando se emprega em uma importadora.

Sete anos depois já é sócio da firma. Abre em 1846 uma pequena fábrica de navios em Niterói (RJ), que, no ano seguinte, se torna a maior do país. De 1852 a 1856 funda empresas de navegação e cria a primeira ferrovia brasileira, entre Petrópolis e Rio de Janeiro.

Visconde de MauáMonta uma companhia de gás para a iluminação da capital federal e inaugura o trecho inicial da primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora. Participa da construção de três ferrovias e da instalação dos primeiros cabos telegráficos submarinos entre Brasil e Europa. Por volta de 1860 cria o Banco Mauá, MacGregor & Cia.

Deputado liberal, abolicionista e contra a Guerra do Paraguai, entra em atrito com as autoridades imperiais. Suas fábricas sofrem sabotagem e os negócios são abalados pela sobretaxação de importações. Em 1875, o Banco Mauá vai à falência. Vende a maioria das empresas e, até morrer, em Petrópolis, tenta pagar suas dívidas.