Pintor italiano (6/4/1483-6/4/1520). Um dos mais influentes e populares artistas do Alto Renascimento. Raffaello Sanzio nasce em Urbino. Ainda na inf&...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Raffaello Sanzio

97

por:

Pintor italiano (6/4/1483-6/4/1520). Um dos mais influentes e populares artistas do Alto Renascimento. Raffaello Sanzio nasce em Urbino. Ainda na infância aprende as primeiras noções de pintura com o pai. Em 1499 vai para Perugia, onde se torna assistente do pintor Pietro Perugino.

Menos de dois anos depois já recebe as próprias encomendas. É dessa época a pintura O Casamento da Virgem (1504), sua primeira obra importante. Muda-se para Florença em 1504 e conhece Leonardo da Vinci. Nos três anos seguintes pinta uma série de Madonnas, com destaque para Madonna del Prato e Madonna del Granduca.

Raffaello Sanzio No outono de 1508 vai para Roma, contratado pelo papa Júlio II para a decoração de quatro salas do Vaticano. Conhece artistas como Bramante, Sodoma, Lotto e Michelangelo, que influenciam seu estilo. Sua pintura passa a apresentar maior interesse nas poses complexas e nas articulações dos músculos do corpo dos modelos.

Suas responsabilidades aumentam com a morte de Júlio II e a ascensão de Leão X. Em 1514 é nomeado arquiteto-chefe da Basílica de São Pedro. No ano seguinte passa a ser diretor de todas as escavações em busca de antiguidades em Roma. Morre aos 37 anos, em Roma.