Explorador norueguês (16/7/1872-18/6/1928?). Primeiro homem a atingir o Pólo Sul e um dos primeiros a cruzar o Ártico pelo ar. Nasce na cidade de Borge, perto de Oslo. Em 1897 parte para investigar a costa da Antártica numa expePressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Roald Amundsen

por:

Explorador norueguês (16/7/1872-18/6/1928?). Primeiro homem a atingir o Pólo Sul e um dos primeiros a cruzar o Ártico pelo ar. Nasce na cidade de Borge, perto de Oslo. Em 1897 parte para investigar a costa da Antártica numa expedição belga, a primeira a sobreviver ao rigoroso inverno da região.

Viaja posteriormente pelas regiões árticas, com o objetivo de chegar ao Pólo Norte, o que ninguém até então havia conseguido. Seus planos são alterados em 1909, com a notícia de que Robert Peary, engenheiro civil da Marinha americana, já havia alcançado esse ponto.

Seu novo destino é o Pólo Sul, para onde vai no ano seguinte. Inicia a travessia pelas geleiras em 19 de outubro de 1911 e, favorecido pelo tempo bom, chega ao Pólo em 14 de dezembro. Sua equipe volta a salvo à base em 25 de janeiro de 1912.

Roald AmundsenSeu rival, o explorador inglês Robert Falcon Scott, atinge o Pólo Sul em 17 de janeiro, mas ele e todos os companheiros morrem durante o retorno. Com o êxito, Amundsen decide ir até o Pólo Norte - o que sempre fora seu grande sonho - por via aérea.

Depois de uma tentativa frustrada de chegar lá de aeroplano, é bem-sucedido em 1926, dessa vez em um dirigível e acompanhado pelo piloto americano Lincoln Ellsworth e pelo italiano Umberto Nobile. Morre ao tentar resgatar Nobile após um acidente com um dirigível no oceano Ártico.