1. A/an significa ‘um'. Usamos esse artigo quando queremos nos referir a um membro de uma classe (teachers, girls, names etc.) em particular.   My mother is a teachePressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: A/An

por:

 

1. A/an significa ‘um'. Usamos esse artigo quando queremos nos referir a um membro de uma classe (teachers, girls, names etc.) em particular.  

My mother is a teacher. (=e não my mother is teacher)
Giovanni is an italian name.

I love an uglygirl

2. A é usado antes de palavras que comecem com fonética consonantal. An é usado quando a fonética é vogal. Veja:

a boy, a girl, a man, a guy, a day, a computer, a record, a toy, a television etc.
an umbrella, an eye, an expert, an old guy, an interesting movie etc.

Mas não devemos confundir palavras que comecem com fonética vogal com palavras que comecem com uma vogal. Existem palavras em que a primeira letra é consoante mas o artigo a acompanhá-la será an, assim como palavras que começam com uma letra vogal, mas que exige o artigo a, pois o som não é vogal. Veja um exemplo de cada:

It'll take an hour for us to get there.
Turn justify when you see a university.

3. Nunca usamos a/an com substantivos plurais e/ou incontáveis, adjetivos sozinhos ou acompanhado de outro determinante. Tais regras são óbvias, em vista do significado do artigo (‘one'). Veja: 

Would you like some milk? (=e não ...a milk)
She's very stupid. (=e não ...she's a very stupid)
It's a record of mine. (=e não ...a my record