Estadista norte-americano (27/10/1858-6/1/1919). Presidente dos Estados Unidos (EUA) por dois mandatos. Nasce em Nova York, forma-se em direito, mas o... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Theodore Roosevelt

97

por:

Estadista norte-americano (27/10/1858-6/1/1919). Presidente dos Estados Unidos (EUA) por dois mandatos. Nasce em Nova York, forma-se em direito, mas opta pela carreira política, elegendo-se aos 23 anos deputado da Assembléia Legislativa de seu estado.

Em 1898, os EUA estão em expansão comercial e, em busca de novos mercados, ajudam Cuba em sua luta de independência da Espanha. A guerra contra a Espanha dura alguns meses e vale aos EUA a posse de Cuba, de Porto Rico e das Filipinas. Theodore Roosevelt, que organiza um grupo de voluntários para combater em Cuba, ganha popularidade e elege-se governador do estado de Nova York.

Theodore RooseveltEm 1900 é eleito vice-presidente na chapa de William McKinley, assassinado no ano seguinte. Assume a Presidência e reelege-se em 1904. Adota a política do big stick, inspirada na divisa speak softly and carry a big stick (fale com suavidade e empunhe um grande porrete). Proíbe intervenções não americanas na América Latina, reservando para os EUA esse direito.

Intervém militarmente na República Dominicana e em Cuba e promove a independência do Panamá, que era parte da Colômbia, garantindo assim o controle sobre o futuro canal entre o Atlântico e o Pacífico. Cauteloso com as nações mais desenvolvidas, media as negociações de paz relativas à guerra russo-japonesa (1904-1905) e ganha o Prêmio Nobel da Paz de 1906. Morre em Nova York.