Fatores condicionantes naturais

Eduardo Frigoletto

por:

sobre: Geografia

Clima, solo e relevo (entre outros)

A influência climática é a mais importante, exercendo-se tanto em consequência das variações da temperatura quanto da umidade. Existem plantas tropicais, como a cana-de-açúcar, o cacau, o café, que não podem ser cultivadas em outro clima, o mesmo ocorrendo com plantas do clima temperado, como o trigo, a cevada etc., e plantas do clima frio, como a aveia. Quando as plantas são de ciclo vegetativo curto, isto é, levam menos de seis meses entre o plantio e a colheita, podem adaptar-se a vários tipos de climas. Assim, o fumo, planta típica do clima tropical, às vezes é cultivado em regiões de clima temperado, desde que a semeadura se faça na primavera e a colheita no verão, justamente no período em que as regiões de climas temperados apresentam temperaturas elevadas. O trigo, produto típico dos climas temperados, é cultivado em regiões frias, quando a variedade cultivada é de ciclo vegetativo curto, como ocorre nas planícies canadenses e russas.

Tropicais – cana, cacau e café (não podem ser cultivadas em outro clima)
Temperado – trigo e cevada (não podem ser cultivadas em outro clima)
Frio – aveia (não pode ser cultivada em outro clima)

Outras podem adaptar-se – fumo (pode adaptar-se ao clima temperado)

Trigo (pode adaptar-se ao clima frio, desde que com o ciclo vegetativo curto)
Geadas – beneficiam o trigo e são fatais para o café
Café – Nordeste acima dos 700 m de altitude
Açúcar – necessita de 01 clima quente com alternância de 01 estação chuvosa (cresce) e desenvolve-se com uma estação seca para desidratar e se tornar rica em sacarose.

Ainda depende da umidade do ar a extensão das áreas cultivadas; nos desertos e nas regiões semi-áridas, a agricultura só pode ser feita com irrigação e com plantas que se adaptem bem aos climas secos – a tamareira, a figueira – ou que, tendo um ciclo vegetativo muito curto – o sorgo -, sejam cultivadas na curta estação chuvosa. Daí serem ainda hoje muito pequenas as áreas desérticas cultivadas, apesar dos trabalhos de recuperação feito nas regiões secas. Nas regiões frias, ficando o solo coberto por uma camada de gelo durante parte do ano, é natural que só poucas plantas que se adaptam às baixas temperaturas e que tenham ciclo vegetativo curto possam sobreviver.

Solos – textura e composição química
Arenosos – coqueiro, amendoim
Argilosos (massapê) - Cana
Terra roxa - Café
Silicosos (decomposição do arenito) - Algodão

O relevo também tem uma influência muito grande sobre a agricultura, de vez que nas regiões tropicais, atenuando a temperatura, faz com que certas áreas gozem de temperaturas amenas (entre 15 a 20 ºC durante todo o ano). Esta amenização da temperatura permite o desenvolvimento, em regiões equatoriais e tropicais de determinados produtos típicos dos climas temperados, como trigo, frutas, legumes europeus, batata-inglesa etc. O trigo é cultivado com sucesso no Planalto Meridional do Brasil e a batata-inglesa é largamente cultivada no Planalto da Borborema, Paraíba e em Poços de Caldas, Minas Gerais. A viticultura desenvolve-se em proporções comerciais no Rio Grande do Sul, na região alta de Caxias, Bento Gonçalves etc., o que não ocorre na Campanha Gaúcha, apesar de aí encontrarem as mais altas latitudes – a maior distância do Equador. Também ela vem sendo feita com sucesso na área irrigada do Sub-médio São Francisco.


Últimas Notícias

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Quinta, 04/09/14
A Comvest encerra na próxima quinta-feira,  dia 11 de setembro (às 20 horas)... mais »
IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »
UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

Quinta, 14/08/14
Os candidatos que desejarem realizar sua inscrição devem procurar a secretaria d... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora