Político fluminense (18/4/1960-). Governador do estado do Rio de Janeiro. Anthony Willian Matheus de Oliveira nasce em Campos e é criado pelo avô, ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Anthony Garotinho

97

por:

Político fluminense (18/4/1960-). Governador do estado do Rio de Janeiro. Anthony Willian Matheus de Oliveira nasce em Campos e é criado pelo avô, imigrante libanês, desde a adolescência, quando perde o pai.

Ganha o apelido de Garotinho ao iniciar a carreira de locutor em uma rádio local com apenas 15 anos. Forma-se técnico em contabilidade no Colégio Bittencourt e estuda teatro antes de ingressar na política. Começa como o vereador mais votado de Campos, em 1982. Na ocasião, não assume a vaga porque seu partido, o PT, não atinge o coeficiente eleitoral necessário.

Em 1986 elege-se deputado estadual pelo PDT. Dois anos depois assume a prefeitura de Campos, terminando o mandato com o título de melhor prefeito do país, atribuído pela Associação Brasileira de Municípios. Em 1996 reelege-se prefeito de Campos com 74% dos votos válidos.

Anthony Garotinho Deixa o cargo em abril para disputar o governo do estado pela coligação PDT, PT, PSB, PC do B e PCB. Vence o pleito no segundo turno e assume o governo com uma agenda cheia de iniciativas sociais. Entre outras coisas, triplica o orçamento para a saúde e cria um programa de incentivo aos moradores de favelas para que troquem suas armas por alimentos.

  Em 1999 é apresentado pela edição especial da revista norte-americana Time, Os Líderes Latino-Americanos para o Novo Milênio, como "um governador de esquerda que sabe os caminhos da nova política.