Filósofo inglês (29/8/1632-28/10/1704). Filósofo do empirismo, que vê a experiência como fonte do conhecimento. Nascido em Wrington, Somerset, estuda medicina, ciências naturais e filosofia em Oxford, aprofundando o ePressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: John Locke

por:

Filósofo inglês (29/8/1632-28/10/1704). Filósofo do empirismo, que vê a experiência como fonte do conhecimento. Nascido em Wrington, Somerset, estuda medicina, ciências naturais e filosofia em Oxford, aprofundando o entendimento das obras de Francis Bacon e René Descartes.

Passa vários anos na França e na Holanda e volta para a Inglaterra quando Guilherme de Orange é coroado rei. Postula que a experiência, fonte do conhecimento, pode ter tanto origem externa, nas sensações, quanto interna, na reflexão.

No plano moral, prega a conformidade com a norma. Representante do liberalismo, defende a Monarquia constitucional e representativa - forma de governo estabelecida na Inglaterra depois da Revolução de 1688, da qual participa. Sua principal obra é Ensaio sobre o Entendimento Humano, de 1690, que influencia os filósofos George Berkeley e David Hume. Seu discípulo francês Etienne Condillac usará a teoria empirista para criticar a metafísica no século seguinte. Morre em Oates, Essex.