Filósofo e religioso dinamarquês (5/5/1813-11/11/1855). É um dos fundadores do existencialismo. Sören Abye Kierkegaard nasce ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Soren Kierkegaard

97

por:

Filósofo e religioso dinamarquês (5/5/1813-11/11/1855). É um dos fundadores do existencialismo. Sören Abye Kierkegaard nasce em Copenhague, filho de camponês que faz fortuna como comerciante de lã na cidade. Estuda teologia na Universidade de Copenhague, entre 1830 e 1840, e gradua-se com a tese Sobre o Conceito da Ironia, em 1841.

No mesmo ano fica noivo de Regina Olsen, mas rompe o compromisso um ano mais tarde por achar-se velho demais para desposar uma jovem mulher como Regina. De fato, o filósofo vive atormentado pela herança psicológica paterna. Como o pai, sofre de melancolia e de problemas de natureza psicopatológica.

E prefere o isolamento do trabalho de pensador e escritor, uma vez que herda do pai renda suficiente para não ter preocupações com a sobrevivência financeira. Entre 1843 e 1846, escreve uma série de livros, que misturam novelas, diários e críticas de músicas. Fortalece sua posição contrária à filosofia de Hegel, dominante na Dinamarca de então, escrevendo críticas à filosofia racional sistemática, a partir das quais tem origem sua filosofia existencialista.

Entre 1854 e 1855 afasta-se da Igreja Luterana e publica o fascículo Momento, em que acusa a instituição de "pouco cristã". Morre em Copenhague.