O que você imaginaria se alguém descrevesse para você uma casa imensa com ambientes planejados, aparelhos sofisticados a exemplo de Home Theater, tv de tela plana, piscina e uma pizzaria, tudo isso no mesmo lugar? Creio que você imaginou se tratar de uma mansão de luxo ou mesmo um hotel, no entanto, tudo isso foi encontrado dentro de um lugar totalmente inusita Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Só no Brasil Mesmo

95

por:

O que você imaginaria se alguém descrevesse para você uma casa imensa com ambientes planejados, aparelhos sofisticados a exemplo de Home Theater, tv de tela plana, piscina e uma pizzaria, tudo isso no mesmo lugar? Creio que você imaginou se tratar de uma mansão de luxo ou mesmo um hotel, no entanto, tudo isso foi encontrado dentro de um lugar totalmente inusitado, um presídio.

Pois é, embora pareça mentira, os presos do complexo Aníbal Bruno em Pernambuco contavam com todas essas regalias. A matéria foi vinculada pelo Jornal Nacional e me fez parar para pensar porque estamos vendo o PCC- Primeiro Comando da Capital- mandando e desmandado no Estado de São Paulo e aterrorizando a população.

Comecei a me questionar como tal fato pode acontecer dentro de um sistema penitenciário que tem o papel de "punir" os infratores da lei. Acho que os nossos presos sabem que o Brasil realmente é o país da corrupção e que quase todas as pessoas se vendem por dinheiro ou por algum benefício.
Todos sabem que se havia tudo isso dentro das celas, algo que não comentei antes é que em algumas celas havia até ar condicionado, porque os nossos carcereiros permitem que esses objetos passem durante as revistas. Não é novidade abrimos o jornal ou vemos no noticiário da tv que foi encontrado túneis imensos com sistema até de ar para que os fugitivos não morram asfixiados, dezenas de celulares, armas e drogas dentro das celas. Aqui no Brasil se tornou notícia corriqueira e já não surpreende mais a população.

Acho que a nossa passividade diante de fatos tão sérios e graves faz com que seja possível que o PCC mande matar policias, coloque fogo em ônibus, parem o sistema de transporte público da maior cidade do país que é São Paulo e deixe 5 milhões de brasileiros sem ter como ir nem voltar para casa depois de um dia de trabalho.

Vivemos uma verdadeira guerra civil não declarada e para piorar mais ainda a situação, os governos estaduais não aceitam ajuda do governo federal nem a intervenção do exército para colocar ordem nessa balbúrdia que estamos presenciando. Como sempre os nossos políticos não pensam no bem-estar da população como um todo, mas como seus atos influenciariam dentro do seu mundo político.

Se os presos do Aníbal Bruno tinham até uma pequena plantação de maconha para abastecer o uso no período de reclusão, porque se preocupar em tentar se reabilitar para voltar a viver em sociedade dentro da lei? Para que se eles vivem muito bem dentro dos presídios com uma série de privilégios que milhares de brasileiros que trabalham todo dia por um salário de miséria e por sua sobrevivência não têm acesso?

Não sou especialista na área de crimes ou mesmo conhecedora profunda do sistema penitenciário, sou apenas uma mera cidadã brasileira que vivi com medo de sair a noite para não ser assaltada, que tem receio de andar com o cartão do banco para não sofrer um sequestro relâmpago mesmo sem ter dinheiro na conta corrente, que se indigna quando ver marginais mandando e desmandando na polícia e quando apenas os presos que não tem dinheiro, ou melhor, os pobres sofrem o peso da lei.

Ainda acredito que veremos um sistema penitenciário que realmente reabilite os presos e a melhor forma é tentando profissionalizar essas pessoas, dando trabalho e educação dentro do período de reclusão para assim quando voltarem à sociedade não tenham que recorrer ao crime. Se o Brasil é o país da corrupção é nosso dever como cidadão exigir que situações como esta seja mudada para que possamos viver melhor e sem tanto medo.