Osteoporose é uma doença na qual os ossos vão ficando mais frágeis e quebram-se com muita facilidade. Se não prevenida e se deixada evoluir sem tratamento, o problema pode se intensificar, com dores importantes e, aPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Osteoporose

por:

Osteoporose é uma doença na qual os ossos vão ficando mais frágeis e quebram-se com muita facilidade. Se não prevenida e se deixada evoluir sem tratamento, o problema pode se intensificar, com dores importantes e, até, ossos quebrados.

Estas quebraduras ósseas, denominadas fraturas, ocorrem tipicamente no quadril, coluna e punho, embora possam atingir qualquer osso do esqueleto. Fraturas vertebrais podem ocorrer, resultando em perda de estatura e curvatura anterior do dorso (cifose) - vide figura abaixo.

IlustraçãoFraturas do quadril podem limitar a mobilidade do indivíduo e causar grande dependência física. Além disto as complicações por cirurgias requeridas para corrigi-las podem trazer consequências ainda piores, ou mesmo a morte. Apesar das mulheres serem quatro vezes mais acometidas pela Osteoporose, os homens também podem desenvolvê-la.

Fatores de Risco

Muitos fatores podem aumentar suas chances de desenvolver osteoporose:
Mulheres brancas ou de ascendência asiática;

  • Baixo peso corporal, magras;
  • Historia familiar de osteoporose;
  • Menopausa precoce (antes dos 45 anos), natural ou cirúrgica;
  • Amenorréia;
  • Idade avançada;
  • Dieta com baixo teor de cálcio;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Etilismo;
  • Uso Prolongado de alguns medicamentos, incluindo: hormônios tireoidianos, cortisona, anticonvulsivantes, anticoagulantes, dentre outros.

Tratamento

Existe uma variedade de tratamentos para reduzir a perda óssea e prevenir as fraturas causadas pela osteoporose.

Se você apresenta osteoporose, seu médico indicará o tratamento que mais lhe convém. Portadores de Osteoporose podem necessitar utilizar Calcitoninas, Bisfosfonatos, SERMs, Ipriflavona ou Vitamina D.

Estes medicamentos também são usados, apenas quando necessários.
Em mulheres que não podem, não querem ou não respondem bem ao estrogênio, estes medicamentos podem ser utilizados isoladamente
ou em associação ao hormônio.


Fonte
Portal da Osteoporose