A carreira A Agronomia é resultado da aplicação da ciência do trabalho no campo. Ao combinar conhecimentos da biologia, química e física, mais estudos específicos sobre solo, clima, culturas e rebanhos, a atividade do engenheiro agPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Agronomia

por:

A carreira

A Agronomia é resultado da aplicação da ciência do trabalho no campo. Ao combinar conhecimentos da biologia, química e física, mais estudos específicos sobre solo, clima, culturas e rebanhos, a atividade do engenheiro agrônomo cobre um terreno diversificado.
Entre outras áreas, é possível trabalhar em fazenda, empresas, indústrias e cooperativas do setor agrícola e de produtos animais, além de instituições financeiras que tenham negócios ligados á atividade rural.
O profissional está preparado para assumir funções de responsabilidade, planejando e coordenando programas para o desenvolvimento da produção, melhor aproveitamento dos recursos naturais e mecanização do setor.
Outra opção está no ensino e pesquisa acadêmica. A Agronomia é uma carreira com boas perspectivas, mas que também exige especialização contínua do profissional, em decorrência de sua divisão por setores, como a engenharia rural e agrícola.

O mercado

É inevitável a necessidade de modernização dos diferentes setores da produção rural brasileira. Num País como o Brasil, de enormes regiões cultiváveis, há muito para ser pesquisado e desenvolvido no setor, o que vem valorizando o trabalho do engenheiro agrônomo.
Programas governamentais absorvem a maior parte dos profissionais, mas também existem boas oportunidades em empresas privadas.
A internacionalização da economia, por sua vez, oferece novos campos para o engenheiro agrônomo especialista em negócios de produtos agrícolas, conhecido como agribusiness.

O curso

A duração é de cinco anos. Trata-se de um curso exigente em seus aspectos teóricos e práticos. As matérias de formação geral abrangem ciências do ambiente, humanas e sociais.
Já as disciplinas de formação profissional são concentradas em temas como climatologia, topografia, mecanização agrícola, economia e administração rural.
É obrigatório o estágio profissional supervisionado, que deve ser cumprido em fazendas, instituições de pesquisa ou laboratórios.
Quando formado, o engenheiro agrônomo deve obter o seu registro profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

Matérias

- Agricultura
- Anatomia e Fisiologia Comparadas dos Animais Domésticos
- Botânica
- Desenho
- Economia Rural
- Engenharia Rural
- Entomologia e Parasitologia
- Extensão Rural
- Física
- Fitopatologia e Microbiologia
- Genética
- Horticultura
- Matemática
- Mecânica, Motores e Máquinas Agícolas
- Química
- Solos
- Tecnologia dos Produtos Agropecuários
- Zootecnia