Médico belga (1514-1564), fundador da anatomia moderna. Seu nome original, Andries van Wesel, é posteriormente latinizado para Andreas Vesalius. Nasce em Bruxelas, filho de um boticário. Estuda medicina em Louvain, na Bélgica, Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: André Vesálio

por:

Médico belga (1514-1564), fundador da anatomia moderna. Seu nome original, Andries van Wesel, é posteriormente latinizado para Andreas Vesalius. Nasce em Bruxelas, filho de um boticário. Estuda medicina em Louvain, na Bélgica, e especializa-se em anatomia e cirurgia na Universidade de Pádua, na Itália, na época a mais importante da Europa.

André Vesálio Em 1537 é nomeado professor da universidade italiana e dá aulas também em Pisa e Bolonha. Em 1544 torna-se médico particular de Carlos V e, em 1559, de Felipe II, ambos reis da Espanha. Publica em 1538, em Veneza, as Seis Pranchas Anatômicas, nas quais antecipa a moderna nomenclatura de anatomia. Sete Livros sobre a Estrutura do Corpo Humano, sua obra mais significativa e publicada em 1543, descreve os sistemas muscular e ósseo e contesta os ensinamentos dos médicos antigos.

É condenado à morte pela Inquisição em 1561, por haver dissecado um corpo humano. Felipe II consegue comutar a pena para uma peregrinação a Jerusalém. Morre na volta, quando o navio em que viaja naufraga na ilha de Zante, na costa da Grécia.