Político e empresário paulista (1900-1966). Tem destacada atuação nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Além de grande industrial, é banqueiro e agricultor. Nascido em São Paulo, parPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Horácio Lafer

por:

Político e empresário paulista (1900-1966). Tem destacada atuação nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Além de grande industrial, é banqueiro e agricultor. Nascido em São Paulo, participa da Liga Nacionalista, movimento que dirige por vários anos em seu estado. Atua decididamente nas campanhas pela implantação do voto direto e do serviço militar obrigatório.

Horácio Lafer Eleito deputado federal por São Paulo em 1933, é constituinte no ano seguinte. Reelege-se em 1935, mas perde o mandato dois anos depois, com o Estado Novo. Em 1945 volta à Câmara Federal, como deputado constituinte, reelegendo-se sucessivamente nas três legislaturas seguintes, em 1950, 1954 e 1958.

Durante o governo constitucional de Vargas ocupa o Ministério da Fazenda (1951-1953) e contribui para a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE). No governo Juscelino Kubitschek, é o vice-líder da maioria na Câmara e, em 1959, torna-se ministro das Relações Exteriores. Morre em Paris.