Compositor mineiro (7/11/1903-9/2/1964). Criador do samba exaltação, Ary Evangelista Barroso é autor de Aquarela do Brasi , uma das músicas brasileiras de maior sucesso no exterior, gravada em 1939 por Francisco Alves,Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Ary Barroso

por:

Compositor mineiro (7/11/1903-9/2/1964). Criador do samba exaltação, Ary Evangelista Barroso é autor de Aquarela do Brasi , uma das músicas brasileiras de maior sucesso no exterior, gravada em 1939 por Francisco Alves, regravada inúmeras vezes e eleita, em 1997, a canção mais importante da música popular do país nos últimos 100 anos.

Aos 12 anos trabalha como pianista no cinema Ideal, em Ubá (MG), sua cidade natal. Em 1921 muda-se para o Rio de Janeiro, onde viveria por mais de 40 anos. Nos anos 30 compõe para o teatro musicado carioca.

Ary Barroso É autor da trilha sonora do filme Você Já Foi à Bahia? (1944), de Walt Disney, que concorreu ao Oscar e recebeu um diploma de mérito da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

 A partir de 1943 mantém por vários anos o programa A Hora do Calouro, na Rádio Nacional, então líder de audiência, no qual revela novos talentos, como a cantora e compositora Dolores Duran e Luiz Gonzaga. Trabalha também como locutor esportivo.

 É autor de centenas de composições, entre elas No Tabuleiro da Baiana, Na Baixa do Sapateiro, No Rancho Fundo, Risque,Tu. Em 1946 elege-se vereador do então Distrito Federal pela União Democrática Nacional (UDN). Morre no Rio de Janeiro.