Tostão

Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Jogador de futebol mineiro (25/1/1947-). Tricampeão mundial em 1970. Filho de bancário, Eduardo Gonçalves Andrade nasce em Belo Horizonte e começa a jogar ainda na infância no time do bairro onde morava, São Cristóvão. Aos 14 anos passa para o juvenil do América, no qual permanece por dois anos, até ser contratado pelo Cruzeiro, já como profissional.

TostãoJoga durante nove anos no time mineiro, conquistando o campeonato estadual por cinco vezes seguidas, de 1965 a 1969. O principal título pelo clube, o campeonato brasileiro, vem em 1966, ano de sua primeira convocação para a seleção brasileira.

Em 1970 ganha o tricampeonato na Copa do Mundo do México. Um ano antes, porém, uma bolada no olho esquerdo, num jogo entre Cruzeiro e Corinthians, começaria a determinar o fim de sua carreira. O acidente causou descolamento da retina. Submete-se a cirurgia nos Estados Unidos e volta a jogar seis meses depois.

Em 1972 transfere-se para o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, onde atua por um ano, antes de encerrar a carreira por problemas decorrentes do descolamento da retina. Dois anos mais tarde volta a estudar, formando-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1981.

Leciona na UFMG de 1981 a 1997 e deixa a medicina. No mesmo ano publica o livro Lembranças, Opiniões, Reflexões sobre Futebol. Atualmente é comentarista esportivo e escreve duas colunas semanais, publicadas em oito jornais brasileiros.


Últimas Notícias

Unicamp divulga lista de convocados em primeira chamada no vestibular 2015

Unicamp divulga lista de convocados em primeira chamada no vestibular 2015

Segunda, 02/02/15
Convocados deverão realizar a matrícula não presencial entre os dias 3 e 4 de fe... mais »
MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Prouni 2015

MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Prouni 2015

Segunda, 02/02/15
O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (2) o resultado da primeira chamada... mais »
Selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir de hoje (30/01)

Selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir de hoje (30/01)

Sexta, 30/01/15
A partir de hoje (30), os candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificad... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora