Físico holandês (23/11/1837-9/3/1923). Prêmio Nobel de Física de 1910 pelas pesquisas sobre os estados líquido e gaso... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Johannes Van der Waals

97

por:

Físico holandês (23/11/1837-9/3/1923). Prêmio Nobel de Física de 1910 pelas pesquisas sobre os estados líquido e gasoso da matéria. Reconhecido também pela descrição da força fraca que mantém coeso o núcleo dos átomos e das moléculas, nomeada em sua homenagem como força Van der Waals. Johannes Diederik van der Waals nasce em Leiden, na província de Zuidholland, região oeste da Holanda.

Estuda física na universidade local e obtém o doutorado com a tese sobre a Continuidade dos Estados Líquido e Gasoso. De 1877 a 1907 ocupa o cargo de professor de física na Universidade de Amsterdã, onde aprofunda os estudos sobre os fenômenos da física termodinâmica.

Johannes Van der Waals Descobre que a relação entre o volume e a força de atração entre as moléculas no estado gasoso é zero e levanta a hipótese de que a lei dos gases "ideais", desenvolvida por Robert Boyle e Jacques Charles, pode ser derivada da teoria cinética dos gases. Para confirmar a hipótese, introduz os dois novos parâmetros, do volume e da força de atração, na lei.

Com eles cria uma fórmula mais exata, conhecida como Equação de Van der Waals, que explica a força de atração que mantém ligados os átomos de uma molécula. Morre em Amsterdã.