Lexicógrafo e escritor alagoano (3/5/1910-28/2/1989). Autor do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, um dos mais importantes do gênero, conhecido ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Aurélio Buarque de Holanda

97

por:

Lexicógrafo e escritor alagoano (3/5/1910-28/2/1989). Autor do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, um dos mais importantes do gênero, conhecido pelo público como Aurélio. Nasce na cidade de Passo de Camaragibe e muda-se para o Rio de Janeiro em 1937.

Leciona português em vários colégios, na Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas e no curso de preparação à carreira diplomática do Instituto Rio Branco. Tradutor de obras de Charles Baudelaire e Oscar Wilde, escreve o livro de contos Dois Mundos em 1942. E

Aurélio Buarque de Holanda Entre 1945 e 1963 publica em co-autoria com Paulo Rónai a antologia do conto mundial Mar de Histórias. Em 1956 edita Roteiro Literário do Brasil e Portugal, com Álvaro Lins.

Dois anos depois lança o livro de ensaios Território Lírico. Considerado um dos maiores especialistas no idioma português, organiza com Manuel da Cunha Pereira o Novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e é responsável pela supervisão até a décima edição do Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Publica o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, sua principal obra, em 1975. Torna-se membro da Academia Brasileira de Letras em 1961. Morre no Rio de Janeiro.