Médico, cientista e professor francês (3/10/1804-31/3/1869). Principal estudioso e organizador da doutrina espírita, também conhecida como kardecismo. Léon Hippolyte Denisard Rivail nasce em Lyon. Allan Kardec é o Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Allan Kardec

por:

Médico, cientista e professor francês (3/10/1804-31/3/1869). Principal estudioso e organizador da doutrina espírita, também conhecida como kardecismo. Léon Hippolyte Denisard Rivail nasce em Lyon. Allan Kardec é o pseudônimo que adota mais tarde. Estuda letras e medicina na universidade local.

 Allan Kardec Em 1824 publica um ensaio sobre o aperfeiçoamento do ensino no país. Funda o Instituto Rivail para desenvolver novos cursos com esse sentido, mas é obrigado a fechá-lo em 1835 por dificuldades financeiras. Passa a dar aulas de química, anatomia, astronomia e física em casa.

A partir de 1852, atraído por fenômenos espirituais ocorridos nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Alemanha à espera de interpretação, inicia estudos sobre o espiritismo. Em 1854 testemunha uma escrita mediúnica e conclui que ela reflete a manifestação de espíritos sem a interferência humana. Consegue contatar alguns espíritos logo depois e vem a saber, por meio deles, que se havia chamado Allan Kardec em outra vida. Usa esse nome para publicar O Livro dos Espíritos, em 1857, obra fundamental da filosofia espírita. Cria, em 1858, a Revista Espírita e a Sociedade Parisiense dos Estudos Espíritas. Morre em Paris.