Escritor norte-americano (19/1/1809-7/10/1849). Autor de contos macabros e misteriosos, como a novela policial O Assassinato na Rua Morgue. Nasce em B... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Edgar Allan Poe

97

por:

Escritor norte-americano (19/1/1809-7/10/1849). Autor de contos macabros e misteriosos, como a novela policial O Assassinato na Rua Morgue. Nasce em Boston, filho de atores pobres. Órfão aos 2 anos, é adotado por John Allan, um comerciante escocês.

É levado, então, para a Inglaterra e a Escócia, onde recebe uma educação clássica entre 1815 e 1820. Volta para os Estados Unidos e estuda em Richmond. Em 1826 ingressa na Universidade da Virgínia, mas se envolve com bebida e jogos de azar e acaba voltando para Richmond no mesmo ano.

Edgar Allan Poe Em 1827 publica em Boston Tarmelão e Outros Poemas. Sem dinheiro, alista-se no Exército sob o nome de Edgar A. Perry e entra, em 1830, para a Academia Militar de West Point. Oito meses depois é expulso por indisciplina. Fixa-se em Baltimore e casa-se, em 1835, com a prima Virginia Clemm, de 13 anos.

Os anos seguintes marcam sua ascensão como jornalista e crítico em jornais de Baltimore, Virgínia e Nova York. Escreve, em 1841, sua primeira novela policial, O Assassinato na Rua Morgue, e, em 1845, o poema O Corvo. Quando a esposa morre, em 1847, o escritor está na miséria. Sucumbindo ao alcoolismo, morre dois anos depois, em Baltimore.