Fotógrafo e pintor norte-americano (27/8/1890-18/11/1976). Um dos principais nomes do movimento de vanguarda da década de 20, respons&aa... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Man Ray

97

por:

Fotógrafo e pintor norte-americano (27/8/1890-18/11/1976). Um dos principais nomes do movimento de vanguarda da década de 20, responsável por inovações artísticas na fotografia. Nasce Emanuel Rabinovitch, em Filadélfia, e ainda na infância se muda para Nova York.

Estuda arquitetura, engenharia e artes plásticas e se inicia na pintura ainda jovem. Em 1915 conhece o pintor francês Marcel Duchamp, com quem funda o grupo dadá nova-iorquino. Em 1921 muda-se para Paris e entra em contato com o movimento surrealista na pintura.

Man RayPassa a trabalhar como fotógrafo para financiar a pintura e, com a nova atividade, desenvolve a sua arte, a raiografia, ou fotograma. São imagens abstratas, obtidas sem o auxílio da câmera, mas com a exposição à luz de objetos previamente arrumados sobre o papel fotográfico.

Produz filmes surrealistas para o cinema, como L''Étoile de Mer (1928), com o auxílio de uma técnica chamada solarização, pela qual inverte parcialmente os tons da fotografia. Para explorar as possibilidades expressivas da fotografia, muda-se para a Califórnia em 1940, onde dá aulas sobre o tema. Seis anos depois, retorna à França. Em 1963 publica a autobiografia Auto-Retrato. Morre em Paris.