Vinicius de Moraes

Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Poeta, compositor e diplomata fluminense (19/10/1913-9/7/1980). Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes é um dos mais importantes poetas do modernismo pós-1930 e um dos principais letristas da bossa nova. Nasce na cidade do Rio de Janeiro e forma-se em direito em 1933.

Vinicius de Moraes Nesse ano publica o primeiro livro, O Caminho Para a Distância. Lança em 1935 Forma e Exegese e, no ano seguinte, Ariana, a Mulher. Em 1938 vai estudar na Inglaterra e lança Novos Poemas. De volta ao Brasil, ingressa no Itamaraty em 1943. Assume o primeiro posto diplomático três anos depois, em Los Angeles (EUA).

Em 1953 compõe o primeiro samba, Quando Tu Passas por Mim. Monta a peça Orfeu da Conceição em 1956 e publica Livro de Sonetos em 1957. Um LP de Elizeth Cardoso, de composições suas em parceria com Tom Jobim, inicia a bossa nova. É de Vinicius a letra de Garota de Ipanema, a música brasileira mais conhecida no exterior.

No começo dos anos 60 lança Para Viver um Grande Amor. Faz letras para músicas de Carlos Lyra, Pixinguinha, Baden Powell, Edu Lobo, Francis Hime e Dorival Caymmi. Tem os direitos políticos cassados pelo governo militar. Até morrer, no Rio de Janeiro, faz shows no Brasil e no exterior com Toquinho, seu parceiro desde 1969.


Últimas Notícias

A polêmica ferrovia que a China quer construir na América do Sul

A polêmica ferrovia que a China quer construir na América do Sul

Quarta, 20/05/15
 Uma ferrovia que começa no Rio de Janeiro banhada pelo Oceano Atlântico, a... mais »
Dilma estuda abrir novos contratos do Fies no segundo semestre

Dilma estuda abrir novos contratos do Fies no segundo semestre

Quarta, 20/05/15
A presidenta Dilma Rousseff estuda a possibilidade de abrir novos contratos do F... mais »
Enem Digital pode ser testado neste ano por treineiros

Enem Digital pode ser testado neste ano por treineiros

Quarta, 20/05/15
O Enem Digital poderá começar a ser testado neste ano por candidatos treineiros,... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora