Compositor e regente alemão (22/5/1813-13/2/1883). Principal nome da música romântica alemã e um dos maiores inovadores da ópera. Wilhelm Richard... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Richard Wagner

97

por:

Compositor e regente alemão (22/5/1813-13/2/1883). Principal nome da música romântica alemã e um dos maiores inovadores da ópera. Wilhelm Richard Wagner nasce em Leipzig. Aluno indisciplinado e negligente, inicia-se como autodidata na música e na literatura.

Estuda Composição, Filosofia e Estética em sua cidade natal. Nomeado diretor da Ópera de Dresden, fica no cargo até 1849. Ali produz Tannhauser (1845) e Lohengrin (1847). Participa da Revolução de 1849, em Dresden, e é obrigado a fugir para a Suíça onde escreve as obras teóricas A Obra de Arte do Futuro (1850) e Ópera e Drama (1851), a tetralogia O Anel dos Nibelungos (O Ouro do Reno) (1854), As Valquírias (1856), Siegfried (1869) e O Crepúsculo dos Deuses (1874), e a ópera Tristão e Isolda (1859).

Desenvolve o uso do leitmotiv (tema principal, recorrente) e da orquestra, que contribuem para a tensão dramática de suas óperas saídas de lendas germânicas. Cria o drama musical, com letra e música intimamente fundidas. Financiado pelo rei Ludwig II, da Baviera, constrói em Bayreuth um teatro com acústica revolucionária, inaugurado em 1876 com a apresentação de O Anel dos Nibelungos.

A composição de Parsifal, a última ópera de Wagner, foi iniciada em Bayreuth em agosto de 1877, e terminada a 13 de janeiro de 1882. Estreou a 30 de julho do mesmo ano. Nessa época ele já desenvolve um problema cardíaco, sofrendo seu primeiro ataque cardíaco.

Richard Wagner

Nos últimos anos de vida, Wagner adquiriu o hábito de ir passar todos os invernos na Itália; ele sempre detestou o frio. Em setembro de 1882 ele deixou Bayreuth pela última vez e foi para Veneza com a mulher e os filhos, e lá se instalou no Palazzo Vendramin, então de propriedade do Duque della Grazia.

Na última visita que fez a Wagner, a 13 de janeiro de 1883, Liszt tocou uma peça que compôs de improviso, La Gondole Lugubre. A peça figura a procissão de uma gôndola fúnebre pelos canais de Veneza. Parece que Liszt pressentia que esta seria sua última visita. Exatamente um mês mais tarde, em 13 de fevereiro, Wagner morreu subitamente de um ataque cardíaco, nos braços de Cosima e cercado pelos filhos. Seu funeral foi realizado em Bayreuth.

Fonte trecho final: Wikipedia