Rosa Luxemburgo

Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Revolucionária e teórica marxista alemã de origem polonesa (5/3/1871-15/1/1919). Fundadora dos Partidos Comunistas da Polônia e da Alemanha. Nasce em Zamosc, numa região da Polônia então pertencente à Rússia. Começa sua militância política socialista ainda adolescente e por isso é perseguida.

Emigra então para a Suíça (1889), onde se doutora em direito e ciências políticas. Em 1892 participa da fundação do Partido Socialista Polonês. Adquire cidadania alemã ao se casar com Gustav Lubeck e em 1898 fixa-se em Berlim. Em sua primeira obra, Reforma Social ou Revolução? (1889), critica os que esperam alcançar o socialismo por meio de reformas.

Rosa LuxemburgoOutra tese sua bastante polêmica é a oposição à teoria do partido único proposta por Lênin. Volta à Polônia em 1905 e é presa por sua atuação política. Libertada, retorna à Alemanha e publica Greve Geral, Partido e Sindicato (1906). Em 1913 escreve A Acumulação do Capital, sua obra mais importante. No começo da I Guerra Mundial (1914-1918), declara-se contra o conflito e funda a Liga Spartacus, organização antimilitarista e revolucionária que é o embrião do Partido Comunista Alemão.

Por sua oposição à guerra, é presa em 1915 e 1916, sendo libertada em 1918. Um ano mais tarde, depois da fracassada tentativa de revolução socialista em Berlim (1919), é assassinada por militantes de extrema direita, aos 48 anos.


Últimas Notícias

Como evitar a ansiedade gerada pela matemática

Como evitar a ansiedade gerada pela matemática

Segunda, 13/07/15
Segundo psicólogos, medo da matemática acaba por afetar o desempenho na discipli... mais »
Para especialistas, mudanças no Fies tornam o programa mais sustentável

Para especialistas, mudanças no Fies tornam o programa mais sustentável

Terça, 07/07/15
Pelas novas regras, os estudantes terão que arcar com juros maiores e prazo meno... mais »
MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisutec

MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisutec

Terça, 07/07/15
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (7) o resultado da primeira chamada ... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora