Teólogo e escritor catarinense (14/12/1938-). Um dos idealizadores da [[Teologia da Libertação]], linha progressista da Igreja Ca... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Leonardo Boff

97

por:

Teólogo e escritor catarinense (14/12/1938-). Um dos idealizadores da [[Teologia da Libertação]], linha progressista da Igreja Católica, Leonardo Boff nasce em Concórdia, filho de um professor. Gradua-se em teologia no Instituto Teológico dos Franciscanos de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1965, e doutora-se em teologia e filosofia em Munique, Alemanha, em 1970.

As bases da Teologia da Libertação - que prega a posição ativa dos agentes religiosos, os quais devem colocar a fé cristã como fator de mudança da sociedade no interesse dos oprimidos - surgem na elaboração de sua tese de doutorado. Seus ideais libertários, abordados no livro Jesus Cristo Libertador, passam a ser alvo de observação e censura dos setores conservadores da Igreja.

Leonardo BoffDirige várias publicações progressistas, até mesmo sobre violação dos direitos humanos durante o Regime Militar de 1964. Em maio de 1985 é condenado pelo Vaticano a um ano de silêncio e destituído de todas as funções religiosas. Em 1992 sofre nova condenação. Renuncia às atividades de padre e casa-se com uma teóloga militante pelos direitos humanos, mas continua como teólogo da libertação, escritor e assessor de movimentos sociais.

É autor de cerca de 60 livros, entre eles O Evangelho do Cristo Cósmico (1971), O Destino do Homem e do Mundo (1974), O Caminhar da Igreja com os Oprimidos (1980), Ecologia - Grito da Terra, Grito dos Pobres (1995) e Saber Cuidar - O Ethos Humano e a Compaixão pela Terra (1999).