Para as pessoas que são donas de seu próprio negócio, o relacionamento com o banco é um dos aspectos mais exasperantes de... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Como Escrever para seu Banco

96

por:

Para as pessoas que são donas de seu próprio negócio, o relacionamento com o banco é um dos aspectos mais exasperantes de seu dia a dia.

Quando escrever uma carta, enderece-a ao gerente do banco ou ao chefe do departamento. Para acelerar a chegada da carta ao seu destino, escreva o nome do departamento no envelope, como por exemplo, Gerência, Departamento de Pequenas Empresas.

Pedido de Empréstimo: Escreva diretamente para o gerente encarregado de empréstimos para empresas. Você deve incluir uma estimativa das vendas, uma declaração de lucros e perdas e uma análise do fluxo de caixa.
Adiantamento de pagamento de empréstimo: Uma carta pedindo uma "moratória" (uma suspensão imediata do pagamento de um empréstimo) deve basear-se no seguinte exemplo:

Prezado Senhor
Departamento de Empréstimos para Empresas
Ref.: A590234

Estou escrevendo a respeito das prestações do empréstimo acima citado, atualmente de R$ 830,00 mensais.

Espero que o senhor compreenda que os atuais aumentos nas taxas de juros para os empréstimos têm provocada uma diminuição na demanda de serviços de manutenção de jardins, e para obter novos contratos tivemos que reduzir nossos orçamentos em até 25%. Além disso, vimos enfrentado problemas quanto ao pagamento de diversos trabalhos por nós realizados.

Acho que é do seu conhecimento que recentemente diversas companhias locais que atuam no mesmo ramo que a nossa foram obrigadas a fechar. Por isso, estamos recebendo um número maior de pedido de clientes potenciais que contratarão os nossos serviços depois que as condições do mercado se estabilizaram. Não pretendemos demitir funcionários qualificados, já que prevemos uma retomada no ritmo dos nossos negócios até o final deste ano.

Gostaria portanto de lhe pedir uma moratória de três meses para o pagamento do nosso empréstimo; isto é; a última prestação, em vez de ser paga no dia 1º de julho de 2001, seria paga no dia 1º de setembro de 2001.

Cordialmente

[assinatura]
Marcos Gonçalves