A divisão politico-administrativa no Brasil é constituída pela União, pelo Distrito Federal e pelos Estados e Municípios, todos autônomos segundo os termos da Constituição Federal de 1988. Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Estados brasileiros

por:

A divisão politico-administrativa no Brasil é constituída pela União, pelo Distrito Federal e pelos Estados e Municípios, todos autônomos segundo os termos da Constituição Federal de 1988.

O Brasil está dividido em de 26 estados e 1 Distrito Federal, encabeçam a hierarquia na divisão político-administrativa do país, sendo subdivididos em municípios. O município que abriga a sede de um estado denomina-se capital. 

Os Estados são agrupados em cinco regiões:  

  • Região Norte: Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins, Pará e Acre (45,2% do território brasileiro);
  • Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas (compreende 18,2 % do território brasileiro);
  • Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo (10,8 % do território brasileiro);
  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina (6,7 % do território nacional):
  • Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal (18,8 % do território nacional).
Ilustração