Profissional com sólidas formações multidisciplinares, humanistas e críticas voltadas para a reflexão dos problemas...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Economia Doméstica

97

por:

Perfil Profissional

Profissional com sólidas formações multidisciplinares, humanistas e críticas voltadas para a reflexão dos problemas cotidianos dos indivíduos, famílias e demais grupos sociais. Compete ao Economista Doméstico planejar, elaborar, programar, implantar, dirigir, coordenar, orientar, controlar, supervisionar, executar, analisar e avaliar estudos, trabalhos, programas, planos, projetos e pesquisas nas áreas de economia familiar, administração familiar e de instituições públicas e privadas, estudo do consumo e educação do consumidor, família e outros grupos, desenvolvimento humano, alimentação e nutrição, saúde da família e da comunidade, conservação têxtil e controle de qualidade do vestuário, habitação e planejamento de interiores, extensão e desenvolvimento rural e urbano.

Mercado de Trabalho

IlustraçãoAtualmente, muitas donas-de-casa contratam uma espécie de “consultor em economia doméstica”, para que este as ajude a controlar melhor as despesas da família, a armazenar corretamente alimentos, roupas e outros objetos em casa, a preparar pratos que aproveitem melhor os ingredientes, entre outras funções. Esta é uma atividade que tende a crescer no setor de serviços já que a dona-de-casa moderna acaba deixando um pouco de lado a família para trabalhar e estudar fora.

Outras áreas em que o economista doméstico pode atuar são: Financeira, em bancos, casas de empréstimo e investimentos; ONG’s que trabalham com educação do consumidor e planejamento da renda familiar; em cozinhas de restaurantes e indústrias, controlando a qualidade das refeições e no serviço público.

Matérias

- Estudo da Família
- Teoria Econômica
- Economia Familiar
- Educação do Consumidor
- Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas
- Teoria Antropológica
- Psicologia Social
- Metodologia do Ensino Superior
- Economia Brasileira I
- Antropologia e Sociologia da Vida Econômica
- Sociologia do Desenvolvimento