A profissão é o elo de ligação entre dois importantes campos da Ciência: a Engenharia e a Agricultura. Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Engenharia Agrícola

por:

Perfil Profissional

A Engenharia Agrícola é o elo de ligação entre dois importantes campos da Ciência: a Engenharia e a Agricultura. O Engenheiro Agrícola é um profissional que possui uma visão integrada do desenvolvimento da cadeia sistêmica agrícola e que aplica as Ciências Exatas e a Tecnologia à Agricultura, levando em consideração os fatores ambientais, econômicos e sociais. Compete ao Engenheiro Agrícola atuar na interface entre a Engenharia e a Agricultura buscando soluções de problemas nos sistemas produtivos.

Mercado de Trabalho

“Esse mercado está crescendo bastante, principalmente no planejamento ambiental. As empresas estão preferindo contratar esse profissional para ocupar o lugar do agrônomo, por seu perfil mais claro. Anos atrás, eram contratados agrônomos e engenheiros mecânicos. Atualmente o engenheiro agrícola está substituindo os dois com a mesma qualidade.

A procura maior vem dos setores de pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas. Na área ambiental, há um potencial de atuação muito grande. O grande Estado empregador é São Paulo, pois aqui estão as maiores empresas, mas que também atuam em outros estados.”, explica o Prof. José Euclides Paterniani, da Unicamp.

Hoje, os profissionais também estão atuando como autônomos na orientação de produtores na compra e manutenção de equipamentos.

Ilustração

Matérias

- Álgebra Linear e Geometria Analítica
- Algoritmos e Programação Aplicada a Engenharia Agrícola
- Botânica Básica
- Cálculo Diferencial e Integral
- Ecologia
- Fenômenos de Transporte
- Física
- Implantação, Condução e Análise de Experimentos Agrícolas
- Introdução à Engenharia Agrícola
- Introdução a Metodologia Científica
- Mecânica Vetorial para Engenharia Agrícola
- Métodos Numéricos para Engenharia
- Probabilidade e Estatística
- Química Básica
- Representação de Elementos Mecânicos
- Representação de Instalações Agropecuárias
- Resistência dos Materiais
- Termodinâmica Aplicada