No universo dos astrônomos os brasileiros brilham como estrelas de primeira grandeza. O astro que lançou luz sobre nosso pedaço do planeta é Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, ePressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Astronomia

por:

Perfil do Profissional

Para a formação do astrônomo, é fundamental a vivência, treino, análise e síntese, construídos com o enfoque observacional que o capacite a pensar no contexto astronômico. É igualmente fundamental uma base sólida em Física e Matemática. Além disso, o recém formado deve ter uma visão ampla da Astronomia, necessária à identidade profissional.

Mercado de Trabalho

Há basicamente duas possibilidades, após a graduação em Astronomia, para quem quer seguir na área:

Acadêmica: Professor Universitário e/ou Pesquisador

IlustraçãoNeste caso, é necessário fazer mestrado e doutorado em uma das instituições de Pós-graduação que oferecem cursos em Astronomia e ou Astrofísica. Isto leva, pelo menos, 6 anos da vida do estudante após sua formatura e pode ser custeado por algum órgão de fomento à pesquisa.

O professor universitário além de se dedicar ao ensino e extensão também tem que se dedicar a pesquisa. Por outro lado, em centros de pesquisa o profissional além da pesquisa propriamente dita também se dedica a atividades docentes de Pós-Graduação.

Divulgação:

Pode-se trabalhar com divulgação em Planetários, Museus e instituições de ensino de ciências para professores do primeiro e segundo grau. Neste caso, não é exigida pós-graduação.

Matérias

- Álgebra Linear
- Astrofísica
- Astronomia
- Astronomia Moderna
- Cálculo Integral, Numérico e Diferencial
- Computação
- Eletromagnetismo
- Física Clássica,Moderna e Experimental
- Mecânica
- Atmosferas e Interiores Estelares I e II,
- Estrutura Galática I e II
- Mecânica Celeste I e II
- Astrometria I e II
- Estrelas Variáveis Intrínsecas e Sistemas Estelares Binários
- Radioastronomia
- Técnica Instrumental Astronômica
- Tópicos em Astrofísica ou Tópicos em Astronomia dinâmica e de Posição

Fonte: UFRJ