A Química, no passado, distinguia apenas os compostos orgânicos dos inorgânicos. Posteriormente, comprovou-se que era possível obter compostos org... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Ciclos Químicos

Ciclo do Carbono

A Química, no passado, distinguia apenas os compostos orgânicos dos inorgânicos. Posteriormente, comprovou-se que era possível obter compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos e, desta forma, a química orgânica também passou a ser conhecida como a química dos compostos derivados do carbono. Assim como o enxofre e o nitrogênio, o carbono percorre um ciclo na natureza. Este ciclo pode ser resumido em 4 etapas básicas que são:

a) o gás carbônico que se encontra na natureza é absorvido ou respirado pelos seres vivos;
b) o dióxido de carbono é liberado pelos seres vivos ao se alimentarem;
c) microorganismos decompõe restos de animais e plantas;
d) compostos de carbono são transformados em dióxido de carbono pelas bactérias.

Ciclo do Enxofre

As proteínas dependem basicamente do enxofre. O enxofre é encontrado no solo em combinações de sais de sulfato, sulfetos e minério. Nas proximidades de vulcões, o enxofre é encontrado na sua forma original, razão pela qual há muitas unidades de exploração nestas regiões. O ciclo do enxofre compreende 6 etapas básicas:

a) As plantas absorvem compostos contendo enxofre além dos sulfatos
b) Na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos;
c)
Os seres vivos se alimentam das plantas;
d) microorganismos decompõe os aminoácidos que contêm enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfito de hidrogênio;
e) o enxofre é extraído do sulfito por bactérias e microorganismos;
f) sulfatos são produzidos pela ação de microorganismos na combinação do enxofre com o oxigênio.

Ciclo do Nitrogênio

O nitrogênio é essencial à vida assim como o hidrogênio e o oxigênio. Com participação ativa nas proteínas que formam os tecidos animais o nitrogênio é reciclado constantemente pela natureza. No entanto plantas e animais não podem utilizar o nitrogênio diretamente da atmosfera. Assim o ciclo do nitrogênio pode ser resumido em 6 etapas básicas que são:
a) raízes de plantas capturam o nitrogênio no ar;
b) proteínas então são formadas pelas plantas;
c) animais se alimentam das proteínas formadas;
d) bactérias convertem tecidos mortos em amônia;
e) bactérias criam nitratos são criados pela conversão da amônia;
f) fertilizantes são utilizados pelo homem;
g) plantas absorvem os nitratos contidos nos fertilizantes.

Ciclos Bioquímicos

Os principais ciclos bioquímicos que ocorrem na natureza são: ciclo do carbono, ciclo do oxigênio, ciclo do nitrogênio e ciclo do enxofre.