Expressão preferida por A. Cailleux e Jean Tricart, procurando substituir a antiga expressão “sistema de erosão “de ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Sistema Morfoclimático

94

por:

Expressão preferida por A. Cailleux e Jean Tricart, procurando substituir a antiga expressão “sistema de erosão “de A. Cholley. Os primeiros autores citados, sustentam o fato de que as zonas bioclimatológicas têm grande importância na explicação das formas de relevo, em outras palavras, podendo ser considerada como a ecologia das formas do relevo.

O complexo de interação dos processos geomorfológicos é representado pelos sistemas morfoclimáticos. Os processos geomorfológicos iniciam-se nos processos elementares que são a desagregação mecânica e a decomposição química das rochas ; seguindo-se para os processos complexos e finalmente para os processos morfogenêticos e morfoclimáticos.

Os sistemas morfoclimáticos representam um complexo formado pela associação e interação entre elementos. Para que se possa melhor esclarecer esse conceito, deve-se fazer uma analogia com o conceito de ”Ecologia”, O qual é definido pelos biólogos como a relação dos seres vivos com o meio ambiente e entre si. Já os sistemas morfoclimáticos, segundo a geomorfologia, resume-se no fato de que: as formas de relevo passam a ser consideradas, com relação a sua natureza litólica, estrutura e, também, o meio orgânico, como os vegetais, animais e grupos humanos.

Na Região Norte do Brasil, encontra-se a Amazônia como localização geográfica dos sistemas morfoclimáticos equatorial e tropical úmido. Dentro dessa mesma área encontra-se dois processos morfogenêticos: florestas equatoriais e campos cerrados.  

A principal característica do sistema morfoclimático equatorial, é a ocorrência do processo elementar de meteorização química. Esse processo mostra-se formando uma espessa camada, proveniente da decomposição das rochas. Esse fato é comum nesse tipo de clima.

O sistema morfoclimático árido tem como processo elementar dominante a meteorização física, ou seja, a desagregação mecânica, devido a insolação das rochas e a grande amplitude térmica.

O sistema morfoclimático glaciário, apresenta principalmente o processo elementar da meteorização mecânica, produzida pelo efeito do congelamento.