Gases merecem mais atenção do que você imagina, Os

A importância do estado gasoso não se restringe ao fato de mui https://www.algosobre.com.br/quimica/gases-merecem-mais-atencao-do-que-voce-imagina-os.html
Algo Sobre

por:

sobre: Química

A importância do estado gasoso não se restringe ao fato de muitas substâncias essenciais serem gases (como O2, O3, N2, CO2, por exemplo), mas também por ser fundamental para a compreensão dos demais estados físicos.

A característica principal do estado gasoso é a independência das suas moléculas. Além disso, estão em contínuo movimento aleatório. Os principais parâmetros de interpretação de um gás são a sua temperatura, em Kelvin (energia cinética das moléculas), e sua pressão (impacto das moléculas com o recipiente).

Quando queremos comparar o estado inicial e final de um gás em uma transformação gasosa, usamos a Lei Geral dos Gases. Esteja atento aos casos particulares desta equação (isotérmica, isobárica e isovolumétrica), e não decore outras fórmulas, apenas simplifique a Lei Geral.

Quando nosso interesse é a quantidade de gás dentro de um recipiente, usamos a Equação de Estado do Gás ou Equação de Clapeyron. É a partir da Equação de Clapeyron que deduzimos o volume molar de um gás ideal nas CNTP (0ºC e 1 atm) como 22,4 L.


Últimas Notícias

Unicamp recebe pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2017

Unicamp recebe pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2017

Quarta, 20/04/16
A Comvest receberá a partir desta quarta-feira, 20 de abril, os pedidos de isençã... mais »
Pesquisa brasileira mostra como vírus Zika age no cérebro

Pesquisa brasileira mostra como vírus Zika age no cérebro

Terça, 19/04/16
O trabalho, publicado na revista científica Science , pode ajudar a encontrar medi... mais »
Enem 2016: MEC publica edital com as novas regras

Enem 2016: MEC publica edital com as novas regras

Sexta, 15/04/16
As provas do Enem 2016 serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. As datas foram anun... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora