Escritora e dramaturga inglesa (15/9/1890-12/1/1976). Um dos maiores fenômenos da literatura mundial, com aproximadamente 2 bilhões de exemplares vendidos. Filha de pai norte-americano e mãe inglesa, seu nome de solteira é AgathPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Agatha Christie

por:

Escritora e dramaturga inglesa (15/9/1890-12/1/1976). Um dos maiores fenômenos da literatura mundial, com aproximadamente 2 bilhões de exemplares vendidos. Filha de pai norte-americano e mãe inglesa, seu nome de solteira é Agatha Mary Clarissa Miller.

 Agatha Christie O sobrenome Christie vem do primeiro marido, um aviador inglês. Em 1917, desafiada pela irmã Madge a criar uma trama policial, escreve o primeiro livro, O Misterioso Caso de Styles, publicado em 1920. Suas 87 obras seguintes - romances, memórias e peças teatrais - são, na maioria, de suspense e rendem-lhe o título de "rainha do crime".

 Escreve ainda seis romances sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Seu personagem mais constante é o detetive Hercule Poirot, um belga, que aparece em 33 livros. Outra personagem conhecida é a curiosa Miss Marple, inspirada na avó de Agatha. Sua peça mais popular é A Ratoeira (1951), encenada mais de 13 mil vezes na Inglaterra. Alguns de seus livros se tornam filmes, como Assassinato no Expresso Oriente (1974) e Morte no Nilo (1978).