Cantor, compositor e dançarino norte-americano (29/8/1958-25/06/2009). Foi um dos maiores fenômenos da música pop, Michael Joe Jackson começa a ca... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Michael Jackson

97

por:

Cantor, compositor e dançarino norte-americano (29/8/1958-25/06/2009). Um dos maiores fenômenos da música pop, Michael Joe Jackson começa a cantar aos 10 anos, no grupo Jackson Five, formado com seus irmãos mais velhos. Em 1972, lança-se em carreira solo com o álbum Got to Be There e atinge o estrelato em 1979 com Off the Wall.

De personalidade excêntrica e com um forte esquema mercadológico, torna-se um dos personagens de maior exposição na mídia na última década.

O álbum Thriller recebe oito prêmios Grammy em 1984 e é o LP mais vendido na história fonográfica, com 47 milhões de cópias. Em 1993, é acusado de envolvimento sexual com uma criança. O processo é encerrado por um acordo financeiro com a família do garoto.

Michael JacksonNo ano seguinte casa-se com a filha de Elvis Presley, Lisa Marie Presley, que pede o divórcio em janeiro de 1996, alegando "diferenças incontestáveis". Em 1995, Jackson declara que tem vitiligo (doença cutânea que causa despigmentação), que alega ser a razão de sua pele tornar-se clara.

Em fevereiro de 1996, vem ao Brasil filmar o videoclipe de They Don''t Care about Us, que é gravado no Pelourinho, em Salvador, e na favela carioca do Morro Dona Marta.

Morte

Em 25 de junho de 2009, foi noticiado que Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Os serviços de emergência médica socorreram o cantor em sua casa, na tentativa de reanimá-lo. Porém, como Jackson se encontrava em estado de coma profundo, ele foi levado às pressas para o hospital universitário da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Desde sua internação, rumores haviam se espalhado pela imprensa confirmando seu falecimento.

Sua morte teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de preocupação por parte dos fãs em muitas partes do mundo. A morte foi atribuída a uma overdose de fármacos que Michael Jackson tinha tomado nas horas anteriores para dormir, e administrados pelo seu médico pessoal Dr. Conrad Murray. O último a ser administrado foi o anestésico Propofol,29 sendo que 10 minutos mais tarde o Rei do Pop estava em paragem cardio-respiratória.