Médico e microbiologista polonês naturalizado norte-americano (26/8/1906-3/3/1993). É o criador da vacina contra a poliomielite. Albert Bruce Sabin...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Albert Sabin

97

por:

Médico e microbiologista polonês naturalizado norte-americano (26/8/1906-3/3/1993). É o criador da vacina contra a poliomielite. Albert Bruce Sabin nasce em Bialystok, na Polônia. Aos 15 anos emigra com a família para os Estados Unidos (EUA).

Albert Sabin Forma-se em medicina na Universidade de Nova York, em 1931, e começa a fazer as primeiras pesquisas sobre a poliomielite no Instituto Rockefeller de Pesquisas Médicas. Demonstra como se dá o crescimento do vírus dessa doença em amostras de tecido nervoso humano.

Durante a II Guerra Mundial serve como médico no Exército norte-americano e consegue isolar o vírus do birigui, que afeta as tropas em luta na África com forte febre epidêmica. Nesse período desenvolve vacinas contra a dengue e a encefalite japonesa.

Em 1954 testa em si mesmo a primeira vacina oral, com vírus vivo e atenuado, contra a poliomielite. O experimento é aprovado para uso nos EUA em 1960 e a vacina passa a ser adotada em todo o mundo. Visita várias vezes o Brasil e recebe do governo brasileiro, em 1967, a Grã-Cruz do Mérito Nacional. Morre em Washington.