Escritor italiano (28/11/1907-26/9/1990). Um dos mais importantes escritores italianos modernos, crê na necessidade de haver coerência ent...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Alberto Moravia

97

por:

Escritor italiano (28/11/1907-26/9/1990). Um dos mais importantes escritores italianos modernos, crê na necessidade de haver coerência entre a literatura e a militância política. Alberto Pincherle, que fica conhecido como Alberto Moravia, nasce em Roma e, na adolescência, é obrigado a interromper os estudos para tratar a tuberculose.

Alberto Moravia Seu interesse pela literatura nasce no período em que fica hospitalizado. Começa colaborando em jornais e, em 1929, publica o primeiro romance, Os Indiferentes, uma análise impiedosa da decadência moral da burguesia italiana. De família judaica e militante de esquerda, vive nos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

Retorna à Itália após o conflito e retoma a militância, ao mesmo tempo que cresce seu prestígio no exterior com a adaptação de obras suas para o cinema. Seus temas principais são o desamor, a aridez da vida moderna e a corrupção da alta classe média.

Sua obra-prima é O Desprezo (1954), romance em que conta a história de um intelectual abandonado pela jovem mulher. Em 1984 é eleito pelo Partido Comunista deputado ao Parlamento Europeu. Morre em Roma.