Camilo José Cela

Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Escritor espanhol (11/5/1916-). Prêmio Nobel de Literatura de 1989, é um dos renovadores da literatura de seu país e representante da corrente conhecida como tremendismo. Sua obra se caracteriza por experimentação e inovação de formas e conteúdo, com ênfase em imagens violentas e grotescas. Camilo José Cela Trulock nasce na cidade de Iria Flavia.

Estuda na Universidade de Madri e, durante a Guerra Civil Espanhola, serve no Exército de Francisco Franco. A aceitação inicial e posterior rejeição às regras ditatoriais fascistas marcam profundamente sua carreira literária, resultando num estilo de realismo brutal.

Camilo José Cela Em 1942 escreve o primeiro livro, A Família de Pascual Duarte, com o qual consegue êxito de público e crítica. O segundo romance, A Colméia (1951), solidifica sua reputação em toda a Europa, assegurando-lhe sucesso em livros posteriores.

Seu poder de observação e descrição é observado em Viaje a la Alcarria (Viagem à Alcarria, 1948), Del Miño al Bidasoa (Do Minho a Bidasoa, 1952) e Judíos, Moros y Cristianos (Judeus, Mouros e Cristãos, 1956), nos quais relata viagens pelo interior da Espanha e visitas a países latino-americanos. Autor de prosa, poesia, ensaios e memórias, funda a revista de crítica literária Papeles de Son Armadans. Em 1968 começa a publicar o Diccionario Secreto, obra em 11 volumes que traz uma compilação de frases e palavras, que chama de conhecidas, mas impublicáveis.


Últimas Notícias

Ranking de escolas por nota do Enem não é um bom serviço ao público, diz Ministro da Educação

Ranking de escolas por nota do Enem não é um bom serviço ao público, diz Ministro da Educação

Terça, 01/09/15
O ministro da Educação, Renato Janine, disse em entrevista ao jornalista Luiz Na... mais »
Ensino superior privado manifesta preocupação com situação econômica do país

Ensino superior privado manifesta preocupação com situação econômica do país

Sexta, 21/08/15
O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular divulgou um ... mais »
Fuvest 2016 abre inscrições a partir desta sexta (21/08)

Fuvest 2016 abre inscrições a partir desta sexta (21/08)

Sexta, 21/08/15
As inscrições para o vestibular Fuvest 2016 começam nesta sexta-feira (21/08). O... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora