Escritor inglês (7/2/1812-9/6/1870). Influenciado pelo romance gótico, produz obras que descrevem os horrores de asilos, orfanatos, esco... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Charles Dickens

97

por:

Escritor inglês (7/2/1812-9/6/1870). Influenciado pelo romance gótico, produz obras que descrevem os horrores de asilos, orfanatos, escolas e prisões, porém com toques de humor. Charles John Huffam Dickens nasce em Portsmouth.

Seu pai é preso por dívidas e, aos 12 anos, ele começa a trabalhar para ajudar a família. Retoma os estudos quando o pai salda as dívidas com uma herança. Aos 20 anos é estenógrafo do jornal True Sun e passa a escrever em 1833, lançando crônicas humorísticas em jornais com o pseudônimo de Boz.

Charles Dickens De 1836 a 1837 compõe, por encomenda, o romance de folhetim As Aventuras do sr.Pickwick. Publica Oliver Twist (1837), Nicholas Nickleby (1839), Loja de Antiguidades (1840) e Barnaby Rudge (1841), todos de cunho sentimental, exigência da publicação seriada. Viaja para diversos países, entre eles os Estados Unidos, a Itália e a França.

No retorno a Londres, redige, em 1849, o autobiográfico David Copperfield. Na década seguinte, rico e admirado, publica vários livros de sucesso. Grandes Esperanças, de 1861, é considerado seu romance mais equilibrado e menos sentimental. Morre em Gad''s Hill, deixando inacabado o policial O Mistério de Erwin Drood.