Dramaturgo norte-americano (26/3/1911-25/2/1983). Um dos mais importantes nomes do teatro pós-II Guerra Mundial. Thomas Lanier Williams, que fica conhecido como Tennessee Williams, nasce em Columbus, Mississippi. Após passar por diversas uniPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Tennessee Williams

por:

Dramaturgo norte-americano (26/3/1911-25/2/1983). Um dos mais importantes nomes do teatro pós-II Guerra Mundial. Thomas Lanier Williams, que fica conhecido como Tennessee Williams, nasce em Columbus, Mississippi. Após passar por diversas universidades, trabalha numa fábrica de sapatos.

Tennessee WilliamsEm 1938 licencia-se em arte dramática pela Universidade de Iowa. Estréia na Broadway, em 1945, com À Margem da Vida, sobre a decadência de uma aristocrática família do sul dos EUA. Dois anos mais tarde escreve Um Bonde Chamado Desejo, que lhe vale o Prêmio Pulitzer. Com diálogos poéticos e cheios de simbolismo, explora temas como sexualidade reprimida, desejo, culpa, decadência, nostalgia e sensualidade.

Quase toda sua obra é adaptada para o cinema. Escreve Gata em Teto de Zinco Quente (1954), Doce Pássaro da Juventude (1959) e A Noite do Iguana (1961), entre outras peças. Em 1969 sofre um colapso motivado pelo alcoolismo e pelo uso exagerado de tranquilizantes. Suas obras posteriores a esse fato não têm a mesma criatividade nem obtêm sucesso igual ao das anteriores. Morre em Nova York.