Missionário e explorador escocês (19/3/1813-1o/5/1873). Nasce na cidade de Lanarkshire, de família pobre. Em 1834, diante dos apel... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

David Livingstone

97

por:

Missionário e explorador escocês (19/3/1813-1o/5/1873). Nasce na cidade de Lanarkshire, de família pobre. Em 1834, diante dos apelos da Igreja Presbiteriana, que quer mandar missionários para a China, decide preparar-se para assumir a função.

Estuda grego, teologia e medicina. É aceito na Sociedade Missionária de Londres em 1838, mas a China está sacudida pelos conflitos da Guerra do Ópio, o que o impede de viajar. Em vez disso, é convencido a trabalhar na África. Em 1841 desembarca na Cidade do Cabo, na África do Sul.

David Livingstone Passa os 15 anos seguintes percorrendo o interior africano, onde faz várias descobertas geográficas, entre elas o rio Zambezi, na Zâmbia (ex-Rodésia do Norte), e as cataratas Vitória, no atual Zimbábue (ex-Rodésia do Sul). Suas descobertas vão sendo incorporadas ao domínio britânico.

Quando volta à Inglaterra, em 1856, é visto como herói nacional. Retorna à África dois anos depois, em nova expedição. Nessa terceira investida, chega ao lago Tanganica em 1869. Com a saúde debilitada por doenças tropicais, morre durante suas orações, em Chitambo (atual Zâmbia). O corpo é embalsamado e, quase um ano depois, enterrado na Abadia de Westminster, em 18 de abril de 1874.