Imperador do Japão (23/12/1933-). Pertencente a uma dinastia que está no poder há mais de 2 mil anos, Tsegu Akihito nasce em T&oa...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Akihito

97

por:

Imperador do Japão (23/12/1933-). Pertencente a uma dinastia que está no poder há mais de 2 mil anos, Tsegu Akihito nasce em Tóquio, filho do imperador Hiroíto, e cursa a Faculdade de Política e Economia da Universidade de Gagushuin.

AkihitoAinda jovem, fica conhecido por quebrar as rígidas tradições da monarquia japonesa, como fumar em público e, principalmente, por casar-se com uma plebéia, Michiko Shoda. Acompanhado da esposa, visita o Brasil em 1967 e em 1978, neste último ano durante as comemorações do 70° aniversário da imigração japonesa.

Em 1988, com o pai gravemente doente, assume a regência do Império e passa a desempenhar interinamente as funções do imperador, que hoje se resumem a reger cerimoniais. No ano seguinte, Hiroíto morre e Akihito é feito imperador. Seu reinado recebe o nome de Hesei, que significa Era da Paz e da Concórdia. Em 1997, acompanhado de Michiko, retorna ao Brasil na qualidade de imperador, retribuindo a visita feita a Tóquio, no ano anterior, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.