Pintora mexicana (6/7/1907-13/7/1954). É considerada surrealista, embora não concorde com essa classificação. Magdalena Ca... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Frida Kahlo

97

por:

Pintora mexicana (6/7/1907-13/7/1954). É considerada surrealista, embora não concorde com essa classificação. Magdalena Carmen Frida Kahlo nasce em Coyoacoán. Vítima da poliomielite aos 5 anos, começa a pintar aos 15, durante o período de convalescença depois de um desastre de ônibus.

Nessa mesma época apresenta seus trabalhos ao muralista Diego Rivera, com quem se casaria em 1928 e a quem dedicaria um longo diário. Passa um período nos Estados Unidos para fugir de perseguição política, embora seja contrária ao processo de americanização da cultura dos povos latinos.

Frida Kahlo A impossibilidade de gerar uma criança é tema constante em sua obra, composta principalmente de retratos, auto-retratos (Eu e os Retratos, A Coluna Quebrada) e figuras estilizadas de animais em cores vibrantes, como Auto-Retrato com Macacos e O Nascimento de Moisés.

Em 1953 faz a primeira exibição em sua galeria no México. Morre de embolia pulmonar, a causa oficial, apesar das suspeitas de suicídio, constantementes sugeridas em seu diário, e das várias tentativas no decorrer de sua vida. Sua casa em Coyoacoán se transforma no Museu Frida Kahlo.