Informação era sinônimo de livro até há pouco tempo. Hoje está em vários lugares: na internet, em CD-ROMs e em outros meios eletrônicos", diz Waldomiro Vergueiro, coordenador do curso de Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Ciências da Informação

por:

Perfil do profissional

As exigências da realidade contemporânea criaram demandas por cursos com conteúdos atualizados e flexíveis. Inúmeras iniciativas têm procurado apresentar respostas a estas constatações partindo, principalmente, de instituições de ensino superior e de organizações ligadas ao setor empresarial.

Neste contexto se inscreve o curso de Ciência da Informação, que se constitui na interface dos saberes das ciências sociais e da tecnologia informática, incorporando e articulando experiências consolidadas em outros campos já tradicionais como: Biblioteconomia, Computação, Administração, Economia e Comunicação com aquelas de áreas mais recentes, como as várias disciplinas das Ciências Cognitivas, a Sociologia do Conhecimento e a Cibernética. O campo da Ciência da Informação, por sua própria natureza, é interdisciplinar.

Mercado de trabalho

Quando se fala em mercado de trabalho, tem sido destacado pela midia especializada que um dos poucos setores que tem crescido é o nicho dos profissionais que lidam com este objeto ainda pouco explorado: a informação. Sempre que este ponto vem à tona, surgem declarações de empregadores, potenciais ou reais, definindo como requisitos para estes profissionais: conhecimentos de informática e das ciências sociais. Para enfrentar os desafios impostos pela gestão da informação, são imprescindíveis habilidades e conhecimentos que estão dispersos em ramos diferentes das formações universitárias tradicionais

Paralelamente a isto, a organização social contemporânea caracteriza-se pelo crescente recurso à informação, produzida, armazenada e processada pelas tecnologias da informação. Toda atividade econômica trata de atender a interesses de um mercado, seja de consumidores, de fornecedores, de distribuidores ao mesmo tempo em que existe um universo de relacionamentos com o setor público (tributário, monetário, cambial, previdenciário, legal, etc). Qualquer desses ambientes solicita um número crescente de informações que serão utilizadas na produção de diagnósticos, pareceres, cenários, projeções, etc.

Ilustração 

Matérias

- Estratégia de Leitura em Língua Inglesa
- Introdução à Ciência da Informação
- Introdução à Computação
- Matemática
- Pesquisa Bibliográfica e Elaboração de Comunicações Científicas
- Produção e Recepção de Textos
- Filosofia I
- Fundamentos da Administração
- História Econômica e da Tecnologia
- Estátistica
- Informação e Linguagem
- Lógica de Programação I
- Gestão de Processos
- Informação e Processo Cognitivo
- Lógica de Programação II
- Organização da Informação
- Produção Social do Conhecimento

Fonte: PUC Minas