Líder alemão (20/4/1889-30/4/1945). Nasce em Braunau, na Áustria. Em 1907, vai para Viena estudar desenho. Na época, toma contato com ideias anti-semitas e anticomunistas e as adota. Em 1913 muda-se para Munique, naPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Adolf Hitler

por:

Líder alemão (20/4/1889-30/4/1945). Nasce em Braunau, na Áustria. Em 1907, vai para Viena estudar desenho. Na época, toma contato com ideias anti-semitas e anticomunistas e as adota. Em 1913 muda-se para Munique, na Alemanha, fugindo do alistamento no Exército de seu país, mas ingressa no Exército alemão no início da I Guerra Mundial.

Adolf HitlerTorna-se cabo e ganha duas vezes a Cruz de Ferro por bravura. Em 1919 filia-se ao Partido Operário Alemão (DAP), organização nacionalista anti-semita, e em 1921 passa a chefiá-lo, transformando-o em Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), apelidado de "nazi". É preso em 1923, durante nove meses, após uma tentativa de golpe de Estado - o putsch de Munique. Na prisão, escreve Mein Kampf (Minha Luta), em que expõe suas ideias.

Com a Alemanha em grave crise econômica, milhões de desempregados aderem ao nazismo. Em 1933, Hitler torna-se cidadão alemão e é nomeado chanceler pelo presidente Hindenburg. Com a morte dele, Hitler instaura uma ditadura e assume o papel de fuhrer (guia do povo alemão).

Começa então sua expansão militar, a princípio tolerada pelas potências ocidentais. Com a invasão da Polônia em 1939, tem início a II Guerra Mundial. Hitler anexa vários países da Europa e ordena o extermínio de judeus - cerca de 6 milhões são mortos. Quando as tropas soviéticas cercam Berlim, em abril de 1945, suicida-se minutos depois de se casar com a amante Eva Braun.