Pintor e arquiteto italiano (1266/1276-8/1/1337). Giotto di Bondone nasce em Colle di Vespignano, no Mugello. Ainda menino estuda com o artista Cimabue. Começa pintando afrescos na capela superior da Basílica de Assis, entre eles Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Giotto

por:

Pintor e arquiteto italiano (1266/1276-8/1/1337). Giotto di Bondone nasce em Colle di Vespignano, no Mugello. Ainda menino estuda com o artista Cimabue. Começa pintando afrescos na capela superior da Basílica de Assis, entre eles São Francisco Pregando aos Pássaros.
Em 1299 decora com mosaicos a antiga Basílica de São Pedro, no Vaticano. Navicella, que retrata uma barca com Jesus Cristo e os apóstolos, é o único mosaico remanescente. Entre 1303 e 1306 pinta cenas do Evangelho em quase todo o interior da Capela de Arena, em Pádua, a convite de Enrico Scrovegni.
GiottoÉ um de seus principais trabalhos. Em 1317 faz afrescos para a Igreja de Santa Croce, em Florença. Em 1334 é nomeado arquiteto da cidade. Projeta o campanário da Catedral de Santa Maria del Fiore, chamado de Torre de Giotto. Em sua obra desenvolve diferentes tonalidades para definir o volume das figuras e usa a variação de intensidade e brilho das cores para sugerir a textura dos elementos.
Com essas técnicas consegue efeitos tridimensionais, anunciando as bases do Renascimento. Morre em Florença.