Fisiologista e médico russo (26/9/1849-27/2/1936), criador da Teoria dos Reflexos Condicionados. Nascido em Riazan, Ivan Petrovitch Pavlov estuda química e fisiologia na Universidade de São Petersburgo. Gradua-se em 1879 pela AcademiaPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Ivan Pavlov

por:

Fisiologista e médico russo (26/9/1849-27/2/1936), criador da Teoria dos Reflexos Condicionados. Nascido em Riazan, Ivan Petrovitch Pavlov estuda química e fisiologia na Universidade de São Petersburgo. Gradua-se em 1879 pela Academia de Cirurgia e Medicina e estagia na Alemanha com os fisiologistas Karl Ludwig e Rudolf Heidenhain.

De volta a São Petersburgo em 1890, é nomeado catedrático de farmacologia na Academia Militar de Medicina. No ano seguinte, cria o Instituto Experimental de Medicina, primeiro departamento de cirurgia a funcionar dentro de um laboratório de fisiologia.

Ivan Pavlov Em 1903 apresenta a teoria dos reflexos físicos provocados artificialmente, portanto condicionados, no congresso mundial de medicina realizado em Madri. A teoria é resultado dos estudos da salivação de um cão, induzida por estímulos externos como luz, som, tato e olfato.

Em 1904 ganha o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina. Baseado na teoria da evolução das espécies, estuda, em 1909, a possível transformação dos reflexos condicionados ou adquiridos em reflexos incondicionados e, consequentemente, hereditários. Morre em São Petersburgo, então Leningrado.