Era Mesozóica

Algo Sobre

por:

sobre: Geografia

A era mesozóica teve aproximadamente uma duração de cento e quarenta milhões de anos, sendo que na escala do tempo geológico, esta ocorreu após a era primária e antes da era cenozóico. Pode-se dizer que a era mesozóica representa a idade média da evolução da vida. Divide-se em três períodos: Jurássico, Triássico e Cretássio.

É importante dizer, que a era mesozóica não foi marcada por transformações orogênicas, ou seja, não houve a formação de cadeias montanhosas.

IlustraçãoOs movimentos orogenéticos serão observados através das grandes revoluções alpinas, somente na era terciária. Quanto a era mesozóica, observou-se apenas pequenos movimentos epirogênicos, os quais resultaram nos deslocamentos das linhas litorâneas. Nessa era ocorreu um grande desenvolvimento dos répteis, que dominaram praticamente todo o meio ambiente terrestre. Os principais répteis marinhos foram o: Ictiossauro e o Plesiossauro; como répteis terrestres podem-se destacar o Diplodocus, Brontossauro, Tricerratops e o Igualodonte, sendo todos herbívoros; quanto aos carnívoros, tem-se o Ceratossauro e o Tiranossauro.

IlustraçãoComo répteis voadores encontram-se o Pterodáctilo e o Pteranodonte. Observou-se também, a evolução dos moluscos cefalópodos, cujo os principais representantes foram as amonitas e as beleminitas. Nessa era surgem os primeiros pássaros e mamíferos, porém só atingiram o seu máximo desenvolvimento no Cenozóico. Em relação ao reino vegetal, aparecem como formas dominantes, até a primeira metade dessa era, às gimnospermas.

No terço final da era mesozóica (cretáceo), nota-se o aparecimento das angiospermas, tanto as monocotiledôneas, como as dicotiledôneas. Na era mesozóica o clima apresentou-se quente e uniforme, com tendência ao resfriamento nos polos, sendo observado o estabelecimento das zonas climáticas e estações. Se dá a formação dos continentes do hemisfério sul, cujas formas se assemelham com as encontradas atualmente.



Últimas Notícias

Exploração de combustíveis fósseis ameaça oceanos, afirma pesquisa alemã

Exploração de combustíveis fósseis ameaça oceanos, afirma pesquisa alemã

Sexta, 14/08/15
Cientistas alemães concluíram que é urgente acabar com o consumo de combustíveis... mais »
Fuvest divulga o Manual do Candidato 2016; inscrições abrem dia 21

Fuvest divulga o Manual do Candidato 2016; inscrições abrem dia 21

Segunda, 10/08/15
O manual do vestibular 2016 da Fuvest já pode ser acessado gratuitamente na inte... mais »
Começam hoje inscrições para o Fies 2015.2

Começam hoje inscrições para o Fies 2015.2

Segunda, 03/08/15
 Começam hoje (3) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (F... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora